Os traumáticos ataques de 22 de julho de 2011 na Noruega – a explosão em Oslo e o massacre na Ilha Utøya – resultaram em 158 pessoas feridas e 77 mortos. Os responsáveis pelo re-planejamento de Utøya decidiram que, para “reduzir as sequelas do massacre”, o local deveria continuar sendo um vibrante local de veraneio para jovens ao invés de se tornar um memorial.
Entretanto, buscando recordar ataques, o Governo Norueguês estabeleceu dois locais onde serão criados memoriais públicos nacionais escolhidos através de um concurso entre artistas, arquitetos e equipes colaborativas interdisciplinares.
Saiba mais sobre a competição na sequência...
CALENDÁRIO
Prazo para envio das propostas: 01 de setembro de 2013
Seleção de 8 candidatos: 20 de setembro de 2013
Divulgação do vencedor: 15 de fevereiro de 2014
INFORMAÇÕES SOBRE O PROJETO
Descrição dos Locais: (1) Um memorial permanente em Hole Council, um local contemplativo na península que faz frente à Ilha Utøya. (2) Um memorial permanente no Distrito Administrativo de Oslo. (3) Um memorial temporário no Distrito Administrativo de Oslo, entre a Biblioteca Deichmanske e o Y-block, margeando a via Grubbegata (a transição para o memorial permanente deve acontecer em um período de dez anos; a conexão e a transição entre os dois locais é parte importante da competição).
Orçamento: (1) Cinco milhões de NOK para o memorial no Hole Council. (2) Dez milhões de Kroner noruegueses (NOK) para o memorial permanente no Distrito Administrativo de Oslo. (3) Dois milhões de NOK para o projeto temporário.
Requisitos Especiais: (1) Os nomes de todos os mortos no atentado de 22 de julho farão parte do memorial permanente no Distrito Administrativo de Oslo. (2) Os nomes de todos os mortos no massacre de Utøya aparecerão como parte do memorial no Hole Council. (3) Todos os memoriais devem ser concebidos pela mesma pessoa ou equipe, e devem apresentar relações entre si. (4) O memorial permanente no Distrito Administrativo depende e deve levar em consideração o redesenvolvimento da área. (5) O memorial no Hole Council deve fazer parte da paisagem natural, tirando vantagem do terreno irregular e da vista para Utøya. (6) Deve haver uma conexão conceitual entre os dois memoriais, entretanto, não se exclui uma abordagem específica aos dois terrenos, haja vista suas diferentes naturezas e públicos.
Juri: O Comitê de Seleção de Arte – um grupo de representantes da Noruega que inclui o KORO (Arte Pública Noruega) e a Associação Jovem Labour Party
Data de Conclusão: O memorial permanente em Hole Council e o memorial temporário no Distrito Administrativo em Oslo devem ser concluídos até 22 de julho de 2015.
Mais informações e inscrições no site minnesteder.no/en/